Muitas pessoas acham que desperdício na construção civil é apenas entulho que fica nas caçambas espalhadas pelas calçadas das ruas. Mas, no meio técnico, o conceito de desperdício é bem diferente.
Consumir exageradamente qualquer tipo de recurso, se denomina desperdício.
São 4 tipos de desperdício, vamos chama-los de "perdas":
Nº 1 - Perdas de material são as mais facéis de identificar: é o entulho gerado, são os pedaços de blocos, tijolos quebrados, madeira, pedaços de aço que se misturam com o solo, cimento endurecido estragado e etc.
Nº2 - Perdas de equipamento se assemelham com perdas da mão de obra e suas causas são o mau dimensionamento da proporção de equipamentos que serão usados e má orientação dos encarregados. Alguns exemplos são caminhão na fila da escavadeira - carregadeira esperando caminhões e guindastes locados em dias de fortes chuvas e ventos.
Nº3 - Perda de mão de obra se associa a má gestão de produção. Fique sempre atento , a ociosidade dos trabalhadores é um tipo de perda de mão de obra.
Nº4 - Perdas financeiras ocorrem por falta de estratégia. Uma delas é comprar tudo de uma vez e manter o estoque lotado. isto é um sinal de má gestão de compras, possivelmente você gastará mais do que deveria.
Quer evitar desperdício na sua obra? Entra em contato com a gente!